quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O que ando lendo ultimamente

Gosto muito de ler todo tipo de literatura, mais ultimamente ando relapsa na leitura, mais mesmo assim andei lendo algumas obras e vou compartilhar com vocês essas leituras.



Mea Culpa, de Doca Street

Este é uma obra escrita em primeira pessoa, onde Doca Street, depois de trinta anos, conta sua versão de um dos crimes passionais de maior repercussão no país, na década de 70, quando matou a socialite Ângela Diniz, em Buzios. É uma leitura mediana e que leva você a conhecer por dentro como funciona o dia a dia de um presídio.




Travessia da Amazônia, do Pacífico ao Atlântico pelos rios amazônicos, de Airton Ortiz

Leitura leve e apaixonante que narra uma viagem do autor desde Lima no Peru, no litoral ocidental do continente até Belém do Pará, no litoral oriental, em uma viagem rodo-fluvial cheia de perigos e aventuras, primeiramente subindo e descendo a cordilheira dos Andes e depois enfrentando as águas do rio Amazonas até sua foz.  Descreve as amizades travadas ao longo da viagem em vários barcos e/ou navios e o perrengue passado pelo gringos Tony e Rosa junto a PF e que solicitou sua ajuda, para a resolução do conflito, ajuda essa que lhe rendeu alguns dissabores (fiquei curiosa para saber o resultado do conflito e escrevi um email para o autor perguntando sobre o assunto e o mesmo respondeu que além de não ter obtido resposta ao pleito ainda teve uma de suas obras vetadas para compra pelo Governo Federal)



Em nome de sua majestade, a morte de Jean Charles de Menezes no mêtro de Londres, de Ivan Sant'Anna

Descreve de forma didatica todos os passos de Jean Charles desde sua saída do Brasil até depois de sua morte pela Scotland Yard.  O autor demostra a forma desastrada de agir da polícia inglesa em relação ao caso e que Jean Charles foi vítima de um sistema que não estava preparado para agir  no caso de terrorismo.




<>

A Farsa, de Christopher Reich

 

Eletrizante estória de ação do começo ao fim, conta a vida do casal Jonathan Ransom e sua esposa Emma, que trabalham para o ONG Médicos Sem Fronteiras e que não são o que aparentam serem. O enredo se passa na Suiça em tempos do Fórum Social Mundial.



Amy Winehouse: biografia, de Chas Newkey-Burden

Em 2009 ganhei esse livro e li com bastante interesse já que para mim, Amy Winwhouse era uma das artistas mais talentosas dos últimos tempo.
Com sua morte em 23 de julho de 2011, tirei o livro da estante e o reli novamente.
Escrita pelo jornalista britânico Chas Newkey-Burden, a biografia da cantora, começa na época de seu anonimato e traçar a história da compositora de "Rehab" até depois de ganhar 5 Grammy na  50º edição do Prêmio.



Para exercitar meu espanhol estou lendo na língua de Cervantes El sueño de Celta, de Mario Vargas Llosa

Novela baseada em um personagem histórico, o irlandês Roger Casement ((1864-1916), consul britânico no Congo Belga em principios do século XX e amigo do escritor Joseph Conrad. Estruturado em duas linhas narrativas que se sobrepõem: os capítulos ímpares relatam os últimos dias do irlandês  na prisão, onde  espera  a decisão da Suprema Corte Britânica para seu pedido de clemência contra a execução por enforcamento. Nos capítulos pares são narradas as memória das viagens de Casement, com ênfase aos seus trabalhos como cônsul no Congo, quando decide escrever um relatório denunciando as práticas de tortura empregadas pela Force Publique contra os nativos do vale do rio Congo. Também são narradas suas duas viagens à Amazônia peruana, quando conduziu uma investigação a pedido do Foreign Office britânico para apurar as denúncias de que a empresa de Júlio César Arana empregava formas extremas de violência contra os indígenas, para obriga-los a trabalhar na extração da borracha e do caucho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário